pre-diabetes

Autor: Dr. Daniel Panarotto

Tempo de leitura: 5 min.

Pré-Diabetes é o quadro clínico que antecede o Diabetes tipo 2. Neste momento, você já pode começar a entender os sinais do seu corpo e buscar tratamento com rapidez. 


O Pré-Diabetes é conhecido por já ser um estado de resistência à insulina, quando o pâncreas aumenta a produção da insulina para tentar controlar os níveis de açúcar no sangue.


Por isso, o pré-diabetes pode ser facilmente detectado em exames de sangue, por exemplo. 


Quanto mais cedo você diagnosticar a doença, maiores são as chances de controle e de evitar complicações.

 

Causas do Pré-Diabetes

Diabetes é uma doença que pode surgir em função de inúmeros fatores, agrupados ou não. Da mesma forma, o Pré-Diabetes tem uma série de fatores de risco envolvidos, como:

  • Idade: ter 45 anos ou mais;
  • Genética: ter histórico de Diabetes na família;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Hipertensão arterial (pressão alta), ainda que controlada com medicamentos;
  • Alterações de gordura no sangue (baixo HDL ou alto colesterol);
  • Ter tido Diabetes Gestacional;
  • Síndrome do Ovário Policístico.

Sintomas do Pré-Diabetes



Na maioria das vezes, o Pré-Diabetes não apresenta nenhum sintoma.


Por isso, é muito difícil diagnosticar a doença nesse estágio inicial. Para permitir um diagnóstico rápido e um tratamento precoce, prevenindo o Diabetes e outras complicações, é essencial que você mantenha regularmente as consultas com o seu médico.


Realizar exames periódicos de check-up é o meio mais eficaz para identificar, tratar e prevenir doenças.

 

Tratamento do Pré-Diabetes

Assim como o Diabetes, o primeiro passo para o tratamento do Pré-Diabetes é uma mudança drástica no estilo de vida.


Uma dieta equilibrada, com redução de calorias, gorduras e açúcares, um sono adequado e a prática de atividades físicas devem ser presentes e constantes na vida do paciente.


Dependendo do caso, o médico poderá receitar algum medicamento como parte do tratamento. Se o pré-diabético estiver obeso, perder de 5 a 7% do peso já ajudará bastante a evitar a progressão do quadro.

 

Conclusão

O Pré-Diabetes é uma condição anterior ao Diabetes que, quando diagnosticado, pode prevenir que o paciente desenvolva um quadro de Diabetes ou outras complicações.


Pode ser diagnosticado através de exames de sangue. Por isso, é muito importante manter uma rotina preventiva de consultas e exames periódicos.


Com uma mudança na rotina e nos hábitos alimentares, o metabolismo do paciente pode normalizar, não havendo, muitas vezes, a necessidade de uso de medicamentos.

Positive SSL