Autor: Dr. Daniel Panarotto
Tempo de leitura: 9 min.
No post de hoje vamos trazer alguns dados alarmantes, mas não é pra te assustar: é pra alertar sobre o risco da doença, mas também pra avisar que sim, é possível manter o Diabetes sob controle e evitar as piores complicações.
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pelo aumento da glicose no sangue (hiperglicemia). É a Diabetes Tipo 2 a que afeta cerca de 90% da população. A Diabetes tipo 2 consiste na resistência à insulina, que continua sendo produzida normalmente pelo pâncreas.
Em função da má alimentação, cada vez mais comum, com alimentos mais doces e gordurosos, a Diabetes tipo 2, que até então era associada a pacientes acima de 50 anos, está afetando jovens e crianças.
Muito associada à obesidade, a prevenção e tratamento da Diabetes Tipo 2 envolve uma mudança radical de hábitos.
Tudo sobre Diabetes: o cenário atual
Os indicadores são alarmantes: nos últimos 10 anos, a taxa de incidência da Diabetes cresceu quase 62% no Brasil.
Em 2017, 12,5 milhões de pessoas já eram diabéticas no Brasil, e já existiam 400 milhões de diabéticos no mundo. Ainda, acredita-se que quase 50% dos diabéticos não sabem que sofrem da doença, e os que sabem, metade não faz nenhum tipo de acompanhamento.
Agora, veja: mesmo que exista muita informação sobre o assunto; mesmo que as pessoas tenham condições de conhecer as complicações possíveis; mesmo que, hoje, tenhamos chances de tratamento e controle muito superiores que há tempos atrás; as pessoas continuam ignorando o perigo da Diabetes.
Você precisa estar ciente sobre tudo que envolve a diabetes, para tentar buscar ajuda o mais cedo possível!
Alguns indicadores
- Cerca de 11% dos brasileiros sofrem de Diabetes
- A maioria dos pacientes com Diabetes são do sexo feminino
- 12% das despesas globais de saúde são com a doença
- 2/3 dos diabéticos estão em idade ativa, ou seja, trabalhando e produzindo!
- O Brasil é 4º do ranking mundial dos países com maior índice da doença
- Aumentou 12% o número de mortes por Diabetes em 6 anos
- Em São Paulo, o Diabetes mata o equivalente a 1 pessoa por hora
- 500 novos casos são diagnosticados todos os dias no Brasil
Tudo sobre Diabetes: quais os sintomas?
O Diabetes Tipo 2 não tem sintomas repentinos, mas você pode prestar atenção em alguns sinais que o corpo transmite, como, por exemplo:
- perda de peso repentina ou sem explicação
- sintomas parecidos com a gripe, como náuseas, dificuldade de respiração ou perda da consciência
- infecções ou feridas difíceis de curar
- dormência ou formigamento nos pés
- problemas no coração
Tudo sobre Diabetes: sou diabético, e agora?
Você já foi diagnosticado com diabete? Então, não se apavore. O Diabetes é uma doença grave, mas que permite que você tenha uma boa qualidade de vida se mantiver alguns hábitos saudáveis.
Como você sabe, o Diabetes tipo 2 está associado à obesidade e outros hábitos que prejudicam a saúde, como o consumo de álcool e o tabagismo.
Reduzir o consumo de sal e de açúcar, apostar em comida de verdade, com menos alimentos industrializados, praticar atividades físicas e cortar os vícios ajudarão você a controlar a doença e evitar complicações graves.
Uma prática altamente recomendável é que você faça um check-up anual. O check-up visa controlar inúmeros indicadores, ajustar o tratamento e identificar possíveis complicações ainda no começo. Assim, você consegue levar uma vida plena e ativa, com muito mais conforto e segurança.
Você pode agendar seu Check-up Diabetes, criado exclusivamente para pacientes diabéticos, que oferece mais de 20 exames em uma única manhã.
Você sai do consultório com um guia completo com todas as recomendações necessárias para controlar a sua doença e se manter o mais saudável possível.
Já fez o seu check-up Diabetes? Conte aqui nos comentários como está sendo manter em dia as orientações recebidas!
Acompanhe, também, nossa página do Facebook, com conteúdos exclusivos!