bolo-de-banana

Autor: Dr. Daniel Panarotto

Tempo de leitura: 5 min.

Sem dúvida, manter uma dieta balanceada e longe das “bobagens” é um desafio e tanto para quem sofre de diabetes – e mesmo para os familiares, que são pessoas essenciais para a boa manutenção da saúde do paciente.


Mas existem inúmeras receitas saudáveis que podem ser consumidas sem peso na consciência!


Uma dessas receitas é o bolo de banana saudável. Por isso, no post de hoje falaremos sobre essa fruta que é deliciosa e super versátil!


Primeiro, vamos esclarecer se a banana pode ser consumida por diabéticos. Depois, traremos uma receita deliciosa de bolo de banana que vai agradar a todos os paladares!

 

Banana para Diabéticos


Mas, afinal, diabético pode comer banana?


A banana é rica em potássio, fibras, vitaminas B6 e C, e livre de colesterol, gordura e sódio. Além disso, a banana madura, aquela com a casca completamente amarela, tem um baixo índice glicêmico. Por isso, é perfeita para o consumo do diabético.


Como outros benefícios da banana, podemos citar:

  • A banana contém triptofano, que é convertido em serotonina quando absorvido pelo corpo. Com isso, oferece uma sensação de relaxamento e bem-estar.
  • Possui alguns antioxidantes que ajudam na prevenção de danos às células e ajudam no antienvelhecimento.
  • Contém lectina, um tipo de agente anticancerígeno.


É importante, porém, lembrar que todo excesso faz mal. Por isso, respeite a porção recomendada de 3 bananas médias (aproximadamente 18 cm de comprimento) por semana.


Agora que você já conhece os benefícios da banana e sabe que o diabético pode, sim, consumir essa fruta que é um verdadeiro coringa nas refeições, que tal pôr em prática uma receita de bolo de banana saudável?


Com certeza até quem não é diabético será incapaz de resistir a essa delícia!


Então, vamos à receita!

 

Receita de Bolo de Banana para Diabéticos



Ingredientes:


– 2 bananas maduras

– 2 ovos

– 1/4 de xícara de açúcar demerara

– 1 colher de sopa de óleo de coco

– 1 xícara de aveia em flocos

– 1/2 colher de sopa de fermento

– canela a gosto


Importante: Se o seu tipo de diabetes ou insulina não permite o consumo do açúcar demerara, você pode simplesmente retirá-lo da receita, sem prejuízos! Ainda, se desejar, você pode incluir nozes, para dar mais sabor.


Modo de preparo:


Bata no liquidificador as bananas, os ovos, o açúcar (se for utilizar) e o óleo de coco. Depois, misture em uma tigela a aveia, o fermento e a canela com o creme.


Por último, distribua a massa em forminhas individuais (para cupcakes) ou em uma forma com furo no meio. Então, é só levar seu bolo ao forno, a 180 graus, de 25 a 30 minutos, e pronto!

Positive SSL