Veja como o diabetes afeta os olhos

Todo o paciente diabético deve ter uma atenção especial à saúde dos seus olhos, já que a concentração de açúcar no sangue pode causar várias doenças oculares. Um dos sintomas mais comum do diabetes quando o assunto são os olhos é a visão turva. A quantidade excessiva de glicose no sangue causa um inchaço do cristalino (lente do olho), o que faz mudar a sua forma e flexibilidade, diminuindo a capacidade de foco. Por isso, a visão embaçada. Quando o diabetes está controlado, a visão volta ao normal.

Retinopatia diabética:

Uma condição muito frequente nos diabéticos é a retinopatia diabética, que é uma doença que afeta diretamente a retina. Retina é uma parte do olho responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. A retinopatia diabética começa de forma branda, evoluindo, em alguns casos, para a forma mais grave da doença, a retinopatia diabética proliferativa, na qual há um grande comprometimento da visão, podendo haver ainda hemorragia, descolamento da retina, formação de membranas opacas e neovascularização da íris. A detecção da retinopatia é feita por um exame chamado fundoscopia, ou exame de fundo do olho. Normalmente é o oftalmologista quem faz este exames, mas alguns endocrinologistas podem dispor de equipamentos para fazer um exame de triagem e lhe indicar se tudo está correndo bem. Este exame deve ser feito, em geral, uma vez ao ano. A prevenção da retinopatia diabética é feita através do controle rigoroso da glicemia. Quando a doença já está estabelecida, além da manutenção de uma glicemia ideal, podem ser necessários procedimentos como aplicação de Laser ou de medicamentos dentro do olho, que são sempre realizados pelo oftalmologista.

Ainda podemos falar de outras doenças nos olhos, como o glaucoma e a catarata, que também podem evoluir para cegueira, embora haja formas de tratamento eficazes que podem trazer a cura para essas doenças.

Glaucoma:

O glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão dentro do olho. Com o tempo, esta pressão alta danifica o nervo ótico, que pode levar a perda da visão lateral do seu olho. Saiba identificar os primeiros sintomas do glaucoma.

Seu tratamento pode ser feito com o uso diário de colírios para baixar a pressão no olho, mas por vezes o oftalmologista pode indicar uma cirurgia a laser.

Catarata:

A catarata é uma espécie de nuvem que se forma sobre o cristalino do olho, que deixa a visão embaçada, seu tratamento consiste na remoção desta ‘nuvem’ e a colocação de uma lente dentro do olho. Quem realiza esse procedimento também é um oftalmologista.

Se você tem diabetes e nota que está com alguma dificuldade para ler, sente dor nos olhos, se eles ficam vermelhos e se você sente alguma tontura em determinados momentos do dia, deve medir sua glicemia diariamente para saber a diabetes está devidamente controlada e seguir o tratamento indicado pelo médico para manter a taxa de açúcar no sangue sob controle.

Além disso é aconselhado consultar um oftalmologista para que faça todos os exames necessários e identifique possíveis doenças nos olhos e iniciar o tratamento o quanto antes para evitar os danos irreversíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *