Obesidade: mitos e verdades

O verão é assim… Chega preocupando as pessoas com o emagrecimento. A maioria não consegue entender por quê engorda. Pensam que tem um problema no metabolismo ou na tireoide. Neste artigo vamos esclarecer os mitos e fatos sobre obesidade.

Mito ou Verdade? O Metabolismo

É fato que o metabolismo das pessoas diminui com o passar dos anos. E esta diminuição é ainda mais significativa nos homens do que nas mulheres.

Que as pessoas vão ganhando peso à medida que a idade avança, isso é também é fato.

Então, é comum relacionar o ganho de peso ao longo dos anos com a diminuição do metabolismo.

A verdade é que esta famigerada diminuição do metabolismo não é tão importante assim. Ela é muito pequena, quase insignificante.

Mas então por quê aumentamos de peso com a idade?

A resposta é: por que fazemos menos exercícios no nosso dia-a-dia.

Pense no tempo dos nossos pais ou avós. Para fazer uma transação bancária, era preciso ir ao banco. Quantos de nós ainda faz isso hoje em dia?

Para falar com um amigo, iam à casa dele, a pé. Nem todos tinham telefone (fixo é claro, pois o celular sequer existia). Até para trocar de canal da TV tinham que levantar da poltrona.

Sem contar que, à medida que envelhecemos, usamos nossas horas de lazer para descansar. Com isso, aproveitamos os meios de entretenimento que temos dentro de casa: TV a cabo, internet, youtube, netflix…

É verdade que as pessoas têm metabolismos diferentes, e boa parte dessa diferença é genética. Assim, é, também, verdade que existem pessoas que não comem tantas calorias por dia e mesmo assim aumentam de peso. Porém, isso é extremamente raro.

É muito mais comum que as pessoas acabem ingerindo calorias sem perceber.

Costumo dizer que a fórmula certa para engordar é comer o que está disponível, na hora que conseguimos e no tempo que temos, ou seja: nenhum planejamento alimentar.

Estes comportamentos disfuncionais levam a pessoa a ter menos saciedade e a ganhar peso.

Mito ou Verdade? A Tireoide

Outro mito muito frequente relacionado à obesidade é achar que engordamos porque temos algum problema de tireoide.

No hipotireoidismo, uma patologia na qual ocorre uma diminuição de hormônios normalmente produzidos na tireoide (clique e veja matéria completa), pode haver uma diminuição do metabolismo, acompanhada de uma diminuição do apetite.

Com isso, a pessoa que tem concentrações muito baixas de hormônios da tireoide pode ganhar alguns poucos quilos, mas a imensa maioria das pessoas não ganha peso algum.

Então, a tireoide acaba sendo culpada do aumento de peso, quando a verdadeira causa são os maus hábitos alimentares.

É muito importante que você, que está acima do peso, consiga admitir e enxergar que está comendo mais calorias do que o seu corpo precisa.

Reconhecer o real motivo para a obesidade é o primeiro passo para tratar o problema.

Mito ou Verdade? Transtornos Alimentares

Por último, algumas pessoas têm transtornos alimentares e necessitam de cuidados médicos e psicológicos.

Os transtornos alimentares podem dificultar o controle sobre a vontade de comer e muitas pessoas precisam fazer psicoterapia, associada ou não ao uso de medicamentos, para curarem o problema.

É muito comum que pessoas que estão acima do peso, no desespero, procurem qualquer meio para emagrecer.

É aí que surgem as fórmulas mágicas, propondo condutas e tratamentos que não tem comprovação científica alguma e fazem mal à saúde. Este tipo de atitude provoca o conhecido – e temido – efeito sanfona. 

Combater à obesidade não é, e nunca será, algo fácil ou rápido. Não caia nestas armadilhas!

Comece a refletir sobre os seus hábitos, e, se necessário, procure um endocrinologista para lhe orientar. Ele é o profissional competente que pode avaliar casos de sobrepeso e obesidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *