O diabetes e os cuidados com as festas de final de ano

As festas de final de ano estão chegando e o mês de dezembro é repleto de confraternizações com familiares e amigos, em que as reuniões são sempre em volta da mesa. Para pessoas com diabetes, manter o plano de refeições e níveis estáveis de glicemia pode ser um grande desafio nesta época do ano.

Fazer escolhas mais saudáveis é fundamental para manter a saúde em dia e por isso separamos algumas dicas de cuidados essenciais para que você aproveite os momentos em família com equilíbrio.

– Planeje as refeições: selecione os aperitivos com menos calorias e que não aumentarão sua glicemia como vegetais e proteínas magras. Tenha cautela com molhos pois podem conter quantidades elevadas de sal ou açúcar;

– Não pule refeições ou fique em jejum prolongado: ignorar as refeições pode afetar seu nível de glicemia. Ao preparar seu prato escolha legumes e verduras (brócolis, cenoura, espinafre), grãos (arroz integral ou lentilha) e uma proteína magra (peixe, perú ou frango sem pele). Adicione um pedaço de fruta ou laticínio para complementar.

– Mantenha-se hidratado: beba água com frequência para que as calorias adquiridas sejam eliminadas com maior facilidade. A água pode ser uma ótima substituta de bebidas açucaradas, acrescentando hortelã e rodelas de limão. Outra opção são os chás gelados.

– Fique atento aos carboidratos: troque os carboidratos refinados como macarrão, arroz branco e pão por opções integrais que possuem um baixo índice glicêmico e são lentamente digeridas, evitando picos de insulina. Fibras dão maior saciedade e ajudam a evitar os excessos, por isso escolha cenoura, feijão, lentilha, castanha-do-pará e castanha de caju.

– Faça substituições simples e saudáveis: evite temperar as saladas com molhos industrializados que possuem alto teor de sódio e gorduras saturadas. Opte por azeite, limão, ervas como alecrim ou salsa e iogurte light sem açúcar.

– Cuidado com a sobremesa: diminua o consumo de carboidratos durante o dia para experimentar a sobremesa. Antes das refeições, coma frutas descascadas que ajudam na saciedade. Consuma frutas de cor vermelha como cereja, morango e ameixa possuem alta concentração de flavonoides com elevado poder antioxidante, favorecendo a saúde do coração. Opte por panetones ou sorvetes diet, mas com moderação.

Dicas extras

Faça versões mais leves de pratos comuns, trocando ingredientes:

– Substitua a farrinha da farofa por quinoa ou farofa de soja;

– Troque a manteiga dos alimentos pelo azeite;

– Evite acrescentar embutidos como o bacon nos pratos;

– Inicie sua ceia pelas saladas cruas;

– Consuma frutas na hora da sobremesa (evitando as opções em calda).

– Fique atento às opções diet, que mesmo não contendo açúcar, podem ser ricos em carboidratos e gorduras artificiais.

Nas festas de final de ano o importante é curtir a companhia de quem se ama, aproveitando os bons momentos e o clima de festas para compartilhar as alegrias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *