Alimentos ricos em cálcio podem ser grandes aliados para sua saúde

Alimentos ricos em cálcio são extremamente importantes para a formação da massa óssea, saúde bucal, coagulação sanguínea e contração muscular.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão diária de 1.000 mg deste mineral para adultos, podendo chegar a 1.200 mg após os 50 anos. Crianças, mulheres em fase de menopausa, pessoas com osteoporose ou histórico familiar da doença devem ter uma alimentação rica no consumo de cálcio, que poderia ser feita com a ingestão de diversos alimentos.

Muitas pessoas pensam apenas em leite e seus derivados quando se trata de cálcio, mas há uma série de outros alimentos que podem substituí-los, garantindo a quantidade necessária do mineral para sua dieta.

Conheça agora 12 alimentos ricos em cálcio.

Brócolis: 100g de brócolis cru contém 400 mg de cálcio, mas quando cozido, perde cerca de 70% da quantidade inicial. Opte pelo cozimento a vapor, que além do cálcio possui de nutrientes como ácido fólico, antioxidantes, fibras e vitaminas A e C.

Sardinha: fonte de ômega 3, também é rica em cálcio; cada 100g de sardinha possuem 440 mg de cálcio, auxiliando na absorção de vitamina A e D. Seu consumo pode ser feito assado, grelhado ou em patês.

Espinafre: antioxidante rico em fibras, contém 160 mg de cálcio em cada 100g do vegetal, além de uma quantidade alta de ferro. Pode ser consumida em saladas, lanches simples ou cozida.

Semente de gergelim: possui alta quantidade de fibras, responsável por proporcionar saciedade. Cada 100g da semente possuem 400 mg de cálcio.

É responsável também por controlar a glicemia e regularizar o trânsito intestinal, além de regular o colesterol e o triglicérides através das gorduras instauradas da semente.

Soja: rica em cálcio possui 227 mg do mineral a cada 100g. Na versão em farinha ou leite está quantidade aumenta para 280 mg.

Linhaça: rica em ômega 3, 100g de linhaça possuem 200 mg de cálcio mas também 490 calorias, sendo altamente calórica. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Grão de bico: com benefícios similares aos da soja, esse alimento rico em cálcio possui 120 mg em cada 100g da leguminosa. Seu consumo aumenta a sensação de saciedade, melhora o fluxo intestinal e a obtenção de proteínas.

Aveia: possui grande quantidade de fibras e se destaca pela diminuição do colesterol ruim (LDL). Cereal rico em cálcio, oferece 300 mg de cálcio a cada 100g. Pode ser consumida com frutas, misturado com mingau ou em receitas de pães e bolos.

Chia: rica em ômega 3, fibras, ferro e proteína, contém 556 mg de cálcio em 100g da semente. A chia protege o coração, melhora o sistema imunológico e auxilia no funcionamento do sistema nervoso.

Amêndoas: possui 137 mg de cálcio em cada 100g da semente, que pode ser consumida em forma de leite vegetal.

Ovos: alimento rico em vitamina D, proteína magra que auxilia no fortalecimento e definição dos músculos. Um ovo cozido possui 28 mg de cálcio.

Tofu: derivado da soja, rico em proteínas, fósforo e magnésio, possui maior quantidade de cálcio do que o leite. Enquanto cada 100g de leite possuem 100 mg de cálcio, em 100g de tofu há 159 mg de cálcio.

Alimentos ricos em cálcio são fundamentais para uma dieta saudável e balanceada, ainda mais para pessoas que sofrem com o diabetes.

Lembre-se que, nessa hora, é muito importante recorrer a um médico experiente e qualificado. Entre em contato com a Clínica Daniel Panarotto e agende o seu Check-up diabetes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *